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O que você não sabia sobre novas oportunidades de negócios para pequenas e médias empresas

Usando as ferramentas da era digital na sua empresa

Como é feito o processo de vendas na sua empresa? A equipe espera o cliente aparecer? Tem um enorme hall de representantes rodando porta a porta em regiões específicas do Brasil? Faz alguma ação de captação de clientes? Usa telemarketing ativo?

A maioria das empresas brasileiras ainda seguem a velhas receitas de vendas:

  • Venda por Indicação;
  • Venda por Representantes (que acarreta um grande esforço de RH para que a máquina funcione gerando altos custos);

  • Inovou um pouco e faz um telemarketing ativo (mas que na maioria das vezes é despreparado).

Neste post iremos apresentar para você uma maneira inovadora de captação de clientes onde a equipe de comunicação auxilia a equipe de vendas no resultado final que todos querem: Resultados, Conversão, Vendas! Pode ser chamado de várias coisas.

Você já ouviu falar em Inbound Marketing?

Inbound Marketing que também é chamado de novo marketing ou marketing de atração. Essa nova maneira de pensar o marketing surgiu para suprir as necessidades atuais de comunicar ao público alvo.

Com o surgimento da internet, a jornada de compra do consumidor sofreu uma mudança brusca, antigamente o consumidor seguia dois passos:

  • 1º) Interesse pelo produto/serviço: O comprador se interessava pelo produto e não tinha muita informação sobre o mesmo, por isso ela procurava quem entendia sobre o produto, o vendedor;
  • 2º) Opta pela compra: Com a escassez de informações relevantes e falta de acesso ao conhecimento, esse passo da jornada de compra do consumidor dependia quase que 100% do conhecimento e articulação na abordagem do vendedor.

Já nos novos moldes de jornada de compra do consumidor, a venda passou a não depender quase que totalmente do vendedor, o consumidor agora detém as informações que ele precisa sobre o produto, e os passos ficaram assim:

  • 1º) Interesse pelo produto: O consumidor desperta interesse pelo produto;
  • 2º) Informação sobre o produto/serviço: Diferente de antigamente, agora com a facilidade de acesso à internet é possível saber tudo sobre o produto sem se quer conversar com o vendedor (que detinha antigamente o poder de informação), agora, o consumidor se vê rodeado de conteúdos acessíveis a uma busca no Google, uma infinidade de pessoas em redes sociais, fóruns, vídeos e outros trocando informações entre consumidores sobre aquele produto/serviço objeto de desejo;
  • 3º) Decisão de compra: Neste momento, o consumidor já fez várias pesquisas e está disposto a comprar, porém tem várias opções do mesmo produto/serviço em várias empresas diferentes e considera nesse processo: preço e confiança. É agora que ele vai fazer contato com vendedores que agora assume o papel de facilitador do negócio e não mais o detentor único da informação;
  • 4º) Opta pela comprar: Depois de se interessar sobre o produto/serviço, se informar pelo mesmo e fazer várias pesquisas decidindo por certo produto, aí sim a venda é realizada!

Pois bem, se o comportamento do consumidor mudou, a maneira de anunciar e comunicar o seu produto/serviço também precisa sofrer uma mudança. E o Inbound Marketing veio trazer uma nova proposta para combater esse cenário.

O Inbound Marketing é um método que se consolida em 5 etapas:

  • Atrair: Nesta etapa o foco é desenvolver a atração do público alvo (visitantes qualificados) para os diversos canais da sua empresa no ambiente digital. Neste momento, a ideia é atrair o máximo de potenciais clientes e gerar tráfego nos seus canais digitais.
  • Converter: O objetivo desta etapa é transformar esses visitantes em Leads por algum meio de conversão (preenchimento de formulário). Neste momento sua empresa captura dados do seu visitante (nome, endereço de email, telefone…) geralmente oferecendo algo em troca (como um eBook, mais dicas, ou algo do seu interesse).
  • Relacionar: Este momento é a hora do “Romance” com o seu possível cliente (ele ainda não se transformou em cliente) conduzindo-o pela jornada de compra até o momento ideal para uma abordagem comercial.
  • Vender: O consumidor aqui já passa a ter uma confiança na sua empresa, já entendeu sua metodologia de trabalho, conhece profundamente o seu produto. Agora é hora de passa-lo para a equipe de vendas com todo o histórico dele durante o processo, facilitado a vida da equipe de vendas.
  • Analisar: Parte fundamental do processo e as vezes negligenciada pela empresa. É neste momento que a equipe de comunicação vai conhecer seus erros e acertos afim de otimizar as novas ações e manter o funcionamento da estratégia para futuras aplicações do método.

O Inbound Marketing é uma estratégia atual com resultados comprovados de Marketing digital com foco no resultado, ele integra a equipe de comunicação e a equipe de vendas da sua empresa gerando novas oportunidades de negócios e objetivando o bem maior: a venda!

Não perca tempo! Implante já essa metodologia na sua empresa.

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