as eras do marketing

AS ERAS DO MARKETING

Saiba mais sobre as fases ou Eras do Marketing, desde o seu nascimento até o momento atual

No post anterior falamos sobre o surgimento do Marketing (Ler Artigo), neste post iremos abordar sobre as Eras do Marketing.

Como toda ciência social, o Marketing acompanha as mudanças do comportamento humano, e estas mudanças não se dão de maneira brusca, elas vão acontecendo gradativamente até que toda ou grande parte da sociedade passe a ter um entendimento mais uniforme sobre o assunto.

Dito isso, entendesse que não é possível falar em datas exatas de início e fim das Eras do Marketing, podemos sim, de forma didática, apresentar datas aproximadas onde grande parte das indústrias e empresas posicionaram o foco do seu Marketing de maneira parecida.

Feito essa introdução, passaremos a falar sobre as Eras do Marketing utilizando a terminologia de Kotler, do 1.0 ao 4.0.

Marketing 1.0

Certamente o período mais extenso de todas as Eras do Marketing (1850 – 1950), houve dois enfoques diferentes: Produção e Vendas.

Desde sua concepção na Revolução Industrial até aproximadamente em 1920, temos o Marketing orientado para a produção.

Neste período, primeiramente com enfoque no produto, as indústrias não davam atenção (ou davam pouca atenção) aos desejos e necessidades do consumidor.

A fabricação era em escala econômica visando baixo custo e preocupava-se somente com a qualidade do produto.

Por essa razão, o sistema de produção foi batizado como Fordismo, levando o nome do seu idealizador Henry Ford. E para exemplificar o pensamento das indústrias da época não podíamos deixar de citar a celebre frase de Henry Ford: ”Todos podem ter um carro. Desde que seja modelo T na cor preta”.

O consumidor não tinha escolha e como resultado comprava o que o mercado oferecia.

Preponderava a lei da oferta e procura, o único mecanismo empregado para equilibrar essa balança era o ajuste de preços.

A partir do ano de 20 até os anos 70, o pensamento de Marketing começa a orientar-se para as vendas.

Devido ao surgimento de mais empresas, o consumidor passou a ter opção de escolher a empresa que oferecia mais vantagens. Neste novo cenário, com o desafio de superar a concorrência, as empresas viram-se forçadas a perseguir o ideal do consumidor, e é aqui que surgi a busca pela “Satisfação do Cliente”.

Marketing 2.0

Neste período (1970 – 1990) o Marketing passa a focar na necessidade do consumidor.

Com o advento da era da informação que começou nos anos 70 e consolidou-se por volta de 1980, os consumidores agora muito mais informados tinham uma infinidade de opções de escolha no momento da compra, diferente da fase anterior onde o consumidor escolhia a empresa com o produto mais adequado a ele, agora ele consegue escolher dentro de linhas de produtos o que mais lhe agrada.

E é neste período que ganha destaque a frase ainda muito usada hoje: “O consumidor tem sempre a razão”

Observando essa mudança, as empresas passaram a desenvolver várias linhas de produtos que se diferenciavam em detalhes como: cor, tamanho, modelo, dentre outros, com o objetivo de adaptar seus produtos às necessidades do cliente.

Marketing 3.0

Em meados dos anos 90, as mudanças começaram a acontecer mais rapidamente. Era necessário a mudança de posicionamento das empresas.

Ao invés de meros consumidores, era necessário às empresas entendê-los como seres humanos plenos, com mente, coração e espírito.

Daí Kotler desenvolve a teoria dos três pilares da Era dos “Valores” que são: Colaboração, cultura e espiritualidade.

Os produtos passaram a ter o valor que os consumidores davam a eles.

Mas a princípio, essa nova orientação de Marketing para os valores passa a ser um grande desafio para as empresas.

Visto que valores trata-se de algo subjetivo, as empresas agora, precisam gastar muito mais em P&D para identificar grupos que compartilham de valores semelhantes, surgindo com isso o chamado: “target” (ou se preferir em português: Público-alvo).

Como resultado, o processo de desenvolvimento de um produto passou a ser: Primeiramente por identificar um grupo de consumidores em potencial; bem como entender as necessidades e desejos desse grupo ainda não tão homogêneo; além de conhecer os valores em comum relevantes para o grupo. E só então desenvolver um produto que carrega tais valores.

Como em todas as áreas sociais, o Marketing neste período sofreu mutações rápidas e de forma significativas.

Neste período, o Marketing e a Comunicação avançaram muito, a ponto de tornarem-se cada vez mais específicos.

As empresas viram as “fatias” de mercado ficarem cada vez mais “finas”, formadas por grupos cada vez mais homogêneo.

Como resultado temos a produção e comunicação cada vez mais focadas para determinado grupo.

As empresas começaram o período falando em Mercado Alvo, depois em Segmento de Mercado e evoluindo para Nichos de Mercado.

Marketing 4.0 – Era Atual

Finalmente chegamos no período atual! Em 2017, o “Papa” do Marketing, Philip Kotler publicou o livro: Marketing 4.0.

Já na capa do livro ele nos dá indício do que se trata essa nova era com a seguinte frase: ”Moving from Traditional to Digital” (Mudando do tradicional para o digital)

Por se tratar da era atual (e talvez de maior interesse do leitor), iremos abordar esse assunto em outro artigo.

Fique ligado!

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