como surgiu o marketing

COMO SURGIU O MARKETING?

Certamente ouve-se muito essa palavra hoje em dia, mas você sabe como surgiu o Marketing? Iremos de forma rápida responder essa pergunta.

Primeiramente, é bom salientar que devido às múltiplas definições, existem teorias divergentes a respeito de como surgiu o Marketing.

Há quem defina o Marketing simplesmente como uma troca de produtos por dinheiro ou trocas de mercadorias.

Partindo desta visão, o Marketing surgiu na antiguidade com as primeiras comunidades minimamente organizadas, através da prática do escambo.

Nós, adotamos a definição de Marketing de Kotler e Armstrong, como um “processo administrativo e social pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valores com os outros” (Veja nosso post: O que é marketing? CLICANDO AQUI).

Definido o conceito, podemos afirmar que o Marketing como processo sistematizado surgiu com o nascimento do capitalismo, no século XV.

Foi nesse período que começaram os processos produtivos, as fábricas e a expansão do mercantilismo, surgindo neste cenário às figuras dos intermediários – varejistas e atacadistas.

Na Revolução Industrial no século XVIII foi que o Marketing ganhou grande força. Isto porque com a produção massiva de produtos padronizados surgiu o primeiro problema relacionado ao mercado: Oferta/Demanda.

Apesar da necessidade do Marketing no período da Revolução Industrial, ele só foi citado pela primeira vez como força poderosa a ser considerada pelos administradores em 1954 por Peter Drucker.

Em 1960, Theodore Levitt lançou o primeiro livro voltado ao estudo desta ciência chamado: “Miopia de Marketing”.

A ideia central do livro de Theodore Levitt foi apresentar uma novo conceito de marketing com foco nas vendas.

Desde então o Marketing tem se reinventado, pois o desenvolvimento do Marketing se dá em paralelo com o desenvolvimento dos processos econômicos da própria humanidade.

Tivemos várias “eras” do Marketing, 1.0, 2.0, 3.0 e hoje estamos vivendo o Marketing 4.0.

No nosso próximo post iremos abordar todas essas fases ou “eras”, fique ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *