TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MARKETING DIGITAL COM FOCO NO RESULTADO
Muito se fala sobre marketing digital com foco em resultados, mas como fazê-lo? Fizemos uma passo a passo para auxiliá-lo nesta missão
Comunicar produtos/serviços da sua empresa é uma tarefa apaixonante! Sempre que terminamos o planejamento de uma campanha e passamos para a fase de criação do material visual, ficamos maravilhados com o que está sendo construído.
Mas quando o planejamento é bom, a execução é maravilhosa e o resultado não aparece como desejado, é frustrante. Às vezes o resultado até aconteceu, mas por falta de estratégias de mensuração não percebemos este resultado.
Essa realidade é mais comum do que parece. E como fazer uma comunicação eficiente que foca em resultados? Essa é a pergunta que pretendemos responder neste post.
Para ter uma comunicação com foco em resultado precisamos seguir alguns passos durante todo o processo que são:
Trace um objetivo para a comunicação digital:
Antes de reclamar de falta de resultados nas suas comunicações digitais defina o que são resultados para você.
É muito comum os diretores das empresas colocarem a culpa do “fracasso” da comunicação na agência ou equipe de marketing, porém não definiram com antecedência qual o objetivo da campanha.
Às vezes, o objetivo da campanha para o setor financeiro seja conversões, vendas de fato. Já para o departamento de marketing, o objetivo é fortalecimento da marca.
O primeiro passo é reunir todos os diretores da empresa e definir um único objetivo por campanha. Todos falando a mesma língua, ficará mais fácil de entender e perceber os resultados no fim da campanha.
Planejar a comunicação de forma que potencializa o objetivo traçado
Definido o objetivo, agora é hora de pensar no tipo de comunicação que irá ajudar a empresa a alcançar esse objetivo.
Existe uma enorme diferença entre peças publicitárias que comunicam ofertas e promoções que obviamente objetivam a venda, de peças publicitárias que focam em transmitir valores da marca, que objetivam fortalecer a marca.
Fique atento a esse passo, o resultado da sua campanha digital depende das peças publicitárias que serão desenvolvidas focalizadas no objetivo traçado.
Busque meios de comunicação que ajudem a trazer o resultado objetivado
Não adianta definir o objetivo, traçar estratégias e desenvolver peças publicitárias que ajudam a potencializar o objetivo e não veicular a propaganda certa no canal de comunicação digital apropriado para cada tipo de objetivo.
Se você objetiva o Fortalecimento da Marca, divulgação massiva da mesma, os canais mais apropriados são aqueles de apelo visual, onde você consegue mostrar a “cara” da sua empresa através de imagens e vídeos. Um exemplo claro de canal apropriado para campanhas de Branding é a Rede Display do Google Ads.
Mas se o objetivo é a venda, o ideal é procurar canais onde o apelo escrito fica mais evidente como a rede de pesquisa do Google Ads.
Faça Inbound Marketing
Caso você acompanhe nossos posts, já está familiarizado com o Inbound Marketing, essa metodologia de Marketing Digital que foca na atração do cliente através de conteúdo relevante e relacionamento com o futuro consumidor que se baseia em 5 etapas:
- Atrair: Nesta etapa o foco é em desenvolver a atração do público alvo (visitantes qualificados) para os diversos canais da sua empresa no ambiente digital. Neste momento, a ideia é atrair o máximo de potenciais clientes e gerar tráfego nos seus canais digitais.
- Converter: O objetivo desta etapa é transformar esses visitantes em Leads por algum meio de conversão (preenchimento de formulário). Neste momento sua empresa captura dados do seu visitante (nome, endereço de email, telefone…) geralmente oferecendo algo em troca (como um eBook, mais dicas, ou algo do seu interesse).
- Relacionar: Este momento é a hora do “Romance” com o seu possível cliente (ele ainda não se transformou em cliente) conduzindo-o pela jornada de compra até o momento ideal para uma abordagem comercial.
- Vender: O consumidor aqui já passa a ter uma confiança na sua empresa, já entendeu sua metodologia de trabalho, conhece profundamente o seu produto. Agora é hora de passa-lo para a equipe de vendas com todo o histórico dele durante o processo facilitado a vida da equipe de vendas.
- Analisar: Parte fundamental do processo e às vezes negligenciada pela empresa, mensurar os resultados. É neste momento que a equipe de comunicação vai conhecer seus erros e acertos afim de otimizar as novas ações e manter o funcionamento da estratégia para futuras aplicações do método.
Inbound Marketing é uma estratégia atual de Marketing Digital que pode e deve ser aplicada em campanhas com diferentes objetivos, seja de Branding ou Conversões, essa metodologia irá auxiliar de maneira completa sua empresa a visualizar os resultados.
É isso! Defina um objetivo para suas campanhas digitais, planeje e desenvolva peças publicitárias focadas em auxiliar o alcance desse objetivo, escolha os meios certos para veicular suas campanhas e utilize a metodologia do Inbound Marketing.
Seguindo esses passos, com certeza você conseguirá ver o Marketing Digital com outros olhos, porque a partir daí você verá os resultados.