O que é Marketing?
Provavelmente você já ouviu falar muito em marketing, mas o que realmente é?
Certamente muitas pessoas confundem o marketing com publicidade, do mesmo modo, muitos confunde-o com o simples ato de vender. O marketing não é publicidade, a publicidade constitui uma das várias ferramentas de promoção, que por sua vez é uma parte importante do marketing, e ele também não é simplesmente vender.
Kotler e Armstrong em 2007 definiram marketing como um: “Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valores com os outros”. Las Casas em 2013 traduz o marketing como: “Uma ação de mercado, não apenas para ajudar as empresas a vender mais, mas também para coordenar qualquer processo de troca.”
Baseado nas definições apresentadas, resumidamente podemos afirmar que Marketing é uma função organizacional com um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e atinja, com maior precisão, seu público interessado.
Na pratica, o marketing vai entender as necessidades de um determinado mercado, passá-las para a produção, e com o produto desenvolvido nos padrões do mercado pesquisado, vender este produto para o cliente e mais que simplesmente vender, manter uma relação de proximidade com o cliente.