O FIM DO MARKETING TRADICIONAL?
O Marketing Tradicional com comunicação totalmente baseada em propagandas por meios tradicionais está com os dias contados?
Estamos nos tornando cada dia mais digitais. Certamente a conectividade é o maior agente transformador da história do Marketing.
Vivemos conectados, assim sendo, estamos mais expostos ao Marketing Digital do que ao Marketing Tradicional.
O avanço da comunicação empresarial com os seus clientes ganhou uma outra perspectiva. A quase uma década as empresas descobriram que não é possível mais negligenciar o ambiente digital e que, ao contrário do que muitos adeptos da “teoria da conspiração” diziam, o meio digital é um forte veículo de comunicação que vem ganhando espaço a cada dia na vida do seu público alvo.
A facilidade de buscas através de sites de pesquisa bem como o surgimento das redes sociais, ajudaram muito nessa mudança de comportamento na comunicação empresa/cliente.
Para não prolongar tanto o assunto, iremos apontar dois fatores que demonstram o enfraquecimento do Marketing Tradicional:
- Menos anúncios e mais conteúdo;
- Menos invasivo e mais permissivo.
Conteúdo é o novo anúncio, #hashtag é o novo slogan
A frase acima foi retirada do livro Marketing 4.0 de Philip Kotler e traduz fielmente a realidade atual.
Hoje, o público alvo detém a informação, portanto propagandas super produzidas não o influencia como em décadas passadas. O público confia mais nos reviews de usuários do que em anúncios, prefere a opinião da sua comunidade digital do que a “indicação” de celebridades.
A melhor maneira de conseguir a atenção do público alvo hoje é através de conteúdos relevantes.
Essa nova forma de “anunciar”, algumas vezes com informações interessantes sobre a marca ou o produto, outras com histórias carregadas de valores, e que nem sempre fala diretamente do que a empresa está vendendo.
No Marketing Tradicional é difícil conseguir a atenção deste novo consumidor, certamente as empresas não conseguem passar conteúdo de maneira eficaz através de VT’s de Televisão ou Spots de rádio. O que já a algum tempo está sendo feito pelas empresas é trabalhar conceitos e valores que são relevantes para o seu público alvo nesses meios de comunicação tradicionais.
Permissibilidade
Uma das principais vantagens que o consumidor visualiza na comunicação digital é a sua permissibilidade, no ambiente digital ele escolhe o que quer ver e quando quer ver, diferentemente do que acontece na comunicação tradicional que despeja uma enxurrada de anúncios no intervalo das programações de Televisão e Rádio.
Baseado nesse comportamento atual do consumidor foi que Seth Godin desenvolveu o conceito do Marketing de Permissão.
Esse conceito diz que as empresas precisam pedir o consentimento do cliente antes de interagir com o mesmo.
Percebemos esse conceito aplicado claramente em várias plataformas digitais como por exemplo nos anúncios do YouTube. Nessa plataforma os usuários escolhem se irão ver o anúncio todo ou se irão pulá-lo depois dos primeiros 5 segundos.
Nos meios de comunicação tradicionais não existe o consentimento do consumidor, são anúncios enormes “atrapalhando” a programação.
Dito isso, fica a pergunta: É o fim do Marketing Tradicional?
Não, o Marketing Tradicional não acabou. Apesar do seu enfraquecimento em certos momentos da jornada de compra do consumidor (trataremos deste assunto em outro artigo), ele é ótimo e certamente essencial, por exemplo, na fase de assimilação. Devido ao seu alto grau de penetração, ele ainda consegue atingir e despertar o consumidor para a marca ou produto.
Não que seja o fim do Marketing Tradicional, mas sim que de fato ele não reina absoluto.
É preciso pensar na convergência entre o Marketing Tradicional e Digital, os dois se complementam e são mais fortes juntos.
Na era em que vivemos onde tudo é conectado, assistimos televisão utilizando o smartphone, estamos lendo jornal e trabalhando no notebook, tudo ao mesmo tempo, então porque não utilizar todos os meios de comunicação para alcançar o consumidor?
Por fim, concluímos que com uma boa estratégia é possível utilizar o Marketing de forma Integrada e alcançar os objetivos.
Até a próxima!