COMO OBTER SUCESSO PARA SUA EMPRESA NO AMBIENTE DIGITAL
Se você acompanha os posts do nosso blog e nossos materiais educativos já sabe o quanto é importante “investir tempo” em um planejamento de Marketing Digital para sua empresa. Já sabe também a importância de encarar esse método de Marketing de forma profissional para que a execução também tenha a mesma qualidade do planejamento.
Ok, mas e aí? Como você vai se diferenciar dos demais e obter sucesso para sua empresa no ambiente digital?
A bem tempo nós da Agência iFocus desenvolvemos uma metodologia básica para trabalhar sua marca no mercado digital que intitulamos de: Five Pillars – Os cinco pilares do Marketing Digital. O Programa Five Pillars do MKT Digital é um conjunto de 5 ferramentas/estratégias básicas do ambiente digital que quando trabalhadas de forma harmônica oferecem o suporte necessário para potencializar seu negócio no Mercado Digital.
Pillar One: Planejamento e Desenvolvimento de Website Institucional
Possuir um Website institucional não é mais um luxo e sim uma ferramenta importantíssima que objetiva uma melhor comunicação integrada da sua marca com seus clientes e público alvo, é através do web site que a empresa tem a possibilidade de imprimir seus conceitos e fortalecer sua marca ao redor do mundo.
Visto que a internet hoje é de fácil acesso e a tecnologia à trouxe para dispositivos móveis. A todo tempo as pessoas estão conectadas, seja através de computadores de mesas, notebooks, tablets ou celulares. Baseado em dados da Cetic.br, o Brasil já soma mais de 85,9 bilhões de internautas, mais de 50% da população total, e 31% desses internautas usam um dispositivo móvel.
Acreditamos que a maneira mais fácil e de menor investimento para fortalecer a comunicação integrada de uma marca a médio/longo prazo é através do seu fortalecimento e posicionamento no mundo digital, e o primeiro passo para isso é através do Desenvolvimento de um Web Site Institucional profissional de layout responsivo que se adapta a qualquer resolução de tela, ótimo para agilizar a comunicação com usuários mobile e principalmente que esse web site não se torne obsoleto e tenha manutenções periódicas.
Pillar Two: Planejamento e Desenvolvimento de E-commerce (Este passo é exclusivo para quem pensa em vendas diretas pela internet)
A empresa que visa ampliar seus negócios e atingir novos potenciais consumidores no mercado atual precisa estar inserida neste moderno sistema de vendas. Não é mais questão de status ou investir em um ramo alternativo, o mercado eletrônico cresce e se estabiliza de forma tão assustadora que a empresa que não tem um e-commerce (Loja Virtual) sai da competição e fica sempre um passo atrás dos seus concorrentes.
De acordo com as estatísticas feitas pela empresa e-bit o mercado digital em 2015 apresentou um crescimento nominal de 15,3% na comparação com 2014, alcançando um faturamento de R$ 41,3 bilhões.
Acreditamos muito no mercado online, e podemos afirmar que o desenvolvimento de uma loja virtual com planejamento e ações de Marketing eficazes o transforma em um empreendimento duradouro com grandes perspectivas de sucesso a médio/longo prazo.
Pillar Three: Planejamento e Desenvolvimento de Blog de Conteúdo
Na era digital os maiores formadores de opiniões são os chamados blogueiros (a), as mídias impressa e televisiva apesar de ainda serem muito eficazes neste quesito, estão perdendo espaço a cada dia para essa nova tendência se tratando de informação com conteúdo específico. Isso se dá por uma série de fatores, podemos destacar alguns deles:
- Praticidade (é fácil de achar a informação desejada);
- Dinamismo (postagens com atualizações muito mais rápidas que nas velhas mídias);
- Autenticidade (os blogueiros falam do que gostam);
- Qualidade no Conteúdo (o autor estuda muito para passar a informação em seu blog, com isso suas opiniões na teoria sempre transmitem verdades).
Os blogs, assim como seus escritores, se transformaram em grandes formadores de opinião e uma fonte confiável para quem busca conteúdo relevante e de qualidade.
Pillar Four: Campanha de Social Mídia
As redes sociais são essenciais para todas as empresas nos dias atuais. O Facebook por exemplo, tornou-se tão relevante que em muitas empresas a rede social é o principal instrumento de suporte a sua plataforma de negócio, colocando ao alcance delas uma base de usuários gigantesca. Somente no Brasil são mais de 99 milhões de usuários. A importância desta rede social para as empresas está relacionada a este incrível número de usuários que ela coloca ao alcance dos seus serviços de publicidade.
Por meio das mídias sociais ficou muito mais fácil criar estratégias de relacionamento com seus clientes e ainda divulgar novos produtos, disseminar promoções, acompanhar sua imagem na internet, ficar atento às tendências de mercado, identificar o que seus clientes procuram, fidelizar seus consumidores, atingir e envolver diretamente seu público-alvo.
Pillar Five: Campanhas de E-mail Marketing
O e-mail ainda é o modo preferido de comunicação da maioria dos consumidores. E o e-mail marketing é o canal com mais ROI e deve ser uma das prioridades de qualquer empresa que deseja melhorar seus negócios.
Ter uma lista de contatos de e-mail é primordial para começar um negócio no mundo online. É através dela que se torna possível manter contatos periódicos e não deixar o suposto cliente esquecer de você.
Pesquisas apontam que contatos permitidos (que assinam sua newslatter, preenche um formulário no seu site e outros) tem uma taxa de conversão até 85% maior que contatos desconhecidos (lista de e-mail comprada). O relacionamento é de suma importância para tudo no mundo online por isso que uma lista sadia tem um poder de negócio até 400% mais eficaz que uma lista comprada ou adquirida por outros meios não autorizados pelo cliente.
Alguns números sobre o e-mail marketing:
- 74% dos consumidores preferem receber comunicados comerciais via e-mail;
- 66% dos consumidores compraram online após receberem e-mail marketing;
- 95% dos consumidores online usam e-mail;
- 76% dos e-mails é aberto em até 48 horas após o envio;
- Mais de 70% das decisões de compra são influenciadas por e-mails promocionais;
- E-mail marketing possui ROI médio de 4,3%.
Então pessoal, esse seria o básico para um negócio de sucesso no ambiente digital. Seguindo esses pilares com profissionalismo e dedicação com certeza você alcançara sucesso!