AS ERAS DO MARKETING
Saiba mais sobre as fases ou Eras do Marketing, desde o seu nascimento até o momento atual
No post anterior falamos sobre o surgimento do Marketing (Ler Artigo), neste post iremos abordar sobre as Eras do Marketing.
Como toda ciência social, o Marketing acompanha as mudanças do comportamento humano, e estas mudanças não se dão de maneira brusca, elas vão acontecendo gradativamente até que toda ou grande parte da sociedade passe a ter um entendimento mais uniforme sobre o assunto.
Dito isso, entendesse que não é possível falar em datas exatas de início e fim das Eras do Marketing, podemos sim, de forma didática, apresentar datas aproximadas onde grande parte das indústrias e empresas posicionaram o foco do seu Marketing de maneira parecida.
Feito essa introdução, passaremos a falar sobre as Eras do Marketing utilizando a terminologia de Kotler, do 1.0 ao 4.0.
Marketing 1.0
Certamente o período mais extenso de todas as Eras do Marketing (1850 – 1950), houve dois enfoques diferentes: Produção e Vendas.
Desde sua concepção na Revolução Industrial até aproximadamente em 1920, temos o Marketing orientado para a produção.
Neste período, primeiramente com enfoque no produto, as indústrias não davam atenção (ou davam pouca atenção) aos desejos e necessidades do consumidor.
A fabricação era em escala econômica visando baixo custo e preocupava-se somente com a qualidade do produto.
Por essa razão, o sistema de produção foi batizado como Fordismo, levando o nome do seu idealizador Henry Ford. E para exemplificar o pensamento das indústrias da época não podíamos deixar de citar a celebre frase de Henry Ford: ”Todos podem ter um carro. Desde que seja modelo T na cor preta”.
O consumidor não tinha escolha e como resultado comprava o que o mercado oferecia.
Preponderava a lei da oferta e procura, o único mecanismo empregado para equilibrar essa balança era o ajuste de preços.
A partir do ano de 20 até os anos 70, o pensamento de Marketing começa a orientar-se para as vendas.
Devido ao surgimento de mais empresas, o consumidor passou a ter opção de escolher a empresa que oferecia mais vantagens. Neste novo cenário, com o desafio de superar a concorrência, as empresas viram-se forçadas a perseguir o ideal do consumidor, e é aqui que surgi a busca pela “Satisfação do Cliente”.
Marketing 2.0
Neste período (1970 – 1990) o Marketing passa a focar na necessidade do consumidor.
Com o advento da era da informação que começou nos anos 70 e consolidou-se por volta de 1980, os consumidores agora muito mais informados tinham uma infinidade de opções de escolha no momento da compra, diferente da fase anterior onde o consumidor escolhia a empresa com o produto mais adequado a ele, agora ele consegue escolher dentro de linhas de produtos o que mais lhe agrada.
E é neste período que ganha destaque a frase ainda muito usada hoje: “O consumidor tem sempre a razão”
Observando essa mudança, as empresas passaram a desenvolver várias linhas de produtos que se diferenciavam em detalhes como: cor, tamanho, modelo, dentre outros, com o objetivo de adaptar seus produtos às necessidades do cliente.
Marketing 3.0
Em meados dos anos 90, as mudanças começaram a acontecer mais rapidamente. Era necessário a mudança de posicionamento das empresas.
Ao invés de meros consumidores, era necessário às empresas entendê-los como seres humanos plenos, com mente, coração e espírito.
Daí Kotler desenvolve a teoria dos três pilares da Era dos “Valores” que são: Colaboração, cultura e espiritualidade.
Os produtos passaram a ter o valor que os consumidores davam a eles.
Mas a princípio, essa nova orientação de Marketing para os valores passa a ser um grande desafio para as empresas.
Visto que valores trata-se de algo subjetivo, as empresas agora, precisam gastar muito mais em P&D para identificar grupos que compartilham de valores semelhantes, surgindo com isso o chamado: “target” (ou se preferir em português: Público-alvo).
Como resultado, o processo de desenvolvimento de um produto passou a ser: Primeiramente por identificar um grupo de consumidores em potencial; bem como entender as necessidades e desejos desse grupo ainda não tão homogêneo; além de conhecer os valores em comum relevantes para o grupo. E só então desenvolver um produto que carrega tais valores.
Como em todas as áreas sociais, o Marketing neste período sofreu mutações rápidas e de forma significativas.
Neste período, o Marketing e a Comunicação avançaram muito, a ponto de tornarem-se cada vez mais específicos.
As empresas viram as “fatias” de mercado ficarem cada vez mais “finas”, formadas por grupos cada vez mais homogêneo.
Como resultado temos a produção e comunicação cada vez mais focadas para determinado grupo.
As empresas começaram o período falando em Mercado Alvo, depois em Segmento de Mercado e evoluindo para Nichos de Mercado.
Marketing 4.0 – Era Atual
Finalmente chegamos no período atual! Em 2017, o “Papa” do Marketing, Philip Kotler publicou o livro: Marketing 4.0.
Já na capa do livro ele nos dá indício do que se trata essa nova era com a seguinte frase: ”Moving from Traditional to Digital” (Mudando do tradicional para o digital)
Por se tratar da era atual (e talvez de maior interesse do leitor), iremos abordar esse assunto em outro artigo.
Fique ligado!
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