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A verdade que ninguém nunca contou a você sobre comunicação com resultados na internet

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Que uma marca/produto precisa de algum tipo de divulgação para ampliar o número de consumidores e consequentemente aumentar as vendas não é novidade para nenhuma empresa. Porém, no momento de escolher os diversos meios de comunicar ao seu possível público alvo, você tem acertado? Tem acompanhado o crescimento das consideradas “novas mídias”? Tem feito cálculos de custo/benefício de cada meio de comunicação comparado ao seu valor de investimento disponível? Tem feito um levantamento do ROI nestes diferentes meios de comunicação? Ou tem seguido a máxima: “esse meio de comunicação tem dado certo a tempos para empresa X ou Y”

E é neste cenário de dúvida que queremos auxilia-lo para que NUCA MAIS perca dinheiro, passando a considerar o investimento em comunicação uma PRIORIDADE MÁXIMA no seu negócio.

A Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015 (PBM 2015) realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, trouxe números muito importantes sobre alguns meios de comunicação na era atual. E em especial, podemos apontar o crescimento das chamadas “novas mídias” baseado na mesma pesquisa.

O SEU CLIENTE ESTÁ NA INTERNET

A pesquisa citada apontou que 48% dos brasileiros usam a internet regularmente, fazendo-a o terceiro meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros (1º Lugar: TV com 95% e em 2º Lugar: Rádio com 55%) por isso podemos afirmar categoricamente que o seu cliente, o público alvo do seu negócio está na internet. Mas como utilizar essa “nova mídia” na comunicação da sua empresa? Preparamos um e-book chamado: “10 dicas para fazer pequenas e médias empresas gerarem receitas com a internet”,CLIQUE AQUI e baixe GRATUITAMENTE!

Se você já fez ou faz divulgação nos meios tradicionais de comunicação, já está familiarizado com a limitação de espaço e tempo e os altos custos de veiculação. Estes “problemas” não existem na divulgação online, hoje em dia desde a contratação de serviços especializados em marketing digital como a compra de espaços publicitários online são infinitamente mais baratas comparadas com os demais meios..

Se o seu cliente está na internet e o valor de investimento é bem mais baixo que nos meios tradicionais, por que você ainda não adotou esse meio de comunicação para seu negócio?

Quatro respostas são as mais utilizadas como justificativas. São elas:
1ª) Não acredito que utilizar a internet de forma empresarial traz resultados.
2ª) Meu comercio é local, não vendo online, e por isso não vejo necessidade de divulgar pela internet.
3ª) Tenho medo de investir e não ter resultado satisfatório.
4ª) Já tive experiências anteriores que foram um desastre.

Para cada uma das respostas acima, podemos apresentar alguns motivos para você enxergar de uma outra forma a comunicação na internet e ter certeza que ela traz sim resultados:

1ª) Não acredito que utilizar a internet de forma empresarial traz resultados

Essa resposta é muito superficial já que resultados é algo subjetivo. Porque se o resultado pretendido for a valorização da marca/produto (o famoso branding), a internet é de longe o meio de comunicação mais aconselhável para esse tipo de resultado já que o investimento é baixo e não tem limite geográfico para alcançar o público. Agora, se o resultado pretendido for de fato consolidação de vendas, podemos afirmar que nenhum meio de comunicação garante esse tipo de resultados, porém vemos uma vantagem da internet sobre os demais meios de comunicação, pois a internet é um meio interativo onde há diversos canais para que você tenha a facilidade de obter o feedback do público alvo, quanto a procura e compra de seus produtos e serviços.

Aconselhamos as empresas que não investem na comunicação digital, a fazê-lo imediatamente.

Sendo assim, podemos concluir que a internet não só traz resultados como também é o meio de comunicação mais preciso para demonstrar e analisar os resultados obtidos.

2ª) Meu comercio é local, não vendo online, e por isso não vejo necessidade de divulgar pela internet.

Essa é a resposta mais utilizada por empresas e negócios tradicionalíssimos, mas não culpamos os empresários inseridos neste perfil, e sim culpados a falta de informações robustas para essa “nova mídia”. Claro que as empresas que vendem seus produtos na internet têm o marketing digital como obrigação primária de comunicação, já que o processo de venda se dá no mesmo ambiente que é feito a comunicação do produto/serviço. Porém o Marketing Digital é uma forte ferramenta de comunicação para o negócio local também, visto que hoje é possível fazer uma segmentação geográfica nas diversas plataformas utilizadas pelo Marketing Digital, possibilitando que pessoas perto do seu estabelecimento o vejam na internet e passem a ter um contato maior com seus produtos através da mesma. E como citado acima, a internet é um ótimo meio de fazer sua marca ganhar reputação pelo baixo custo de divulgação.

3ª) Tenho medo de investir e não ter resultado satisfatório.

O Marketing, seja ele físico ou digital, não é uma ciência exata onde 2 + 2 = 4, as vezes no marketing o resultado da mesma equação pode ser 5 ou 3. Então partindo desse pressuposto, o medo de investir não advém do meio de comunicação Internet, e sim dos meio de comunicação em geral. Entendemos que para essa “nova mídia” o medo apresenta-se maior, já que é um meio bem mais novo comparado com os demais. Mas como perder o medo? Encarando o que o coloca medo. Enquanto você não experimentar a comunicação no ambiente online, você vai continuar a ter medo de fazê-lo. É simples assim!

4ª) Já tive experiências anteriores que foram um desastre.

Essa resposta para nós que trabalhamos o marketing digital é a pior ouvir, e ela vem por duas razões, a experiência anterior só foi um desastre porque ou você/sua empresa não estava preparada para o marketing digital; ou o profissional/agência contratado não estava preparado (a) para o mesmo.

No primeiro caso, é muito comum ver empresas sem estrutura para trabalhar o marketing de modo geral, começando da forma errada a comunicar seus produtos/serviços. Toda ação de marketing deve ser planejada para alcançar os objetivos traçados, mas o que vemos na pratica é que os diretores ou responsáveis pelas empresas, gastam tempo com o RH, com o setor financeiro, com a produção e a sobra do tempo (quando sobra tempo) é gasto com a equipe/agencia de marketing (quando se tem equipe/agencia de marketing). E no final, ficou tudo estocado... a culpa é da equipe que menos teve tempo (ou não teve tempo) de planejar o processo de comunicação. Esse erro é muito comum de acontecer em Pequenas e Médias empresas.

Já o segundo caso, acontece quando a empresa oferece total condição para a equipe/agencia trabalhar, se reúne com eles, mas o resultado não acontece, e atribuímos esse fracasso ao total despreparo da equipe. O marketing digital é dinâmico e se renova a todo tempo, por isso é necessário que o profissional que o exerce seja um devorador de conhecimento, o mesmo processo vitorioso desenvolvido para a empresa X e Y pode ser um total fracasso para a empresa W. Por isso, é de extrema importância ao empresário gastar tempo na contratação da equipe/agencia de Marketing para não ficar nas mãos de pessoas despreparadas para assumir a função do Marketing Digital que é coisa séria!

ALGUMAS DICAS PARA TER UMA COMUNICAÇÃO EFICIENTE E COM RESULTADOS NA INTERNET

• Tenha um web site institucional profissional: Os meios secundários como mídias sociais, sites de terceiros e outros são essenciais, porém de nada valem se você não tem o seu próprio espaço na internet.

• Abuse das redes sociais: A maior parte dos usuários de internet passam a maior parte do tempo em redes sociais, só o Facebook por exemplo, tem mais de 90 milhões de usuários no Brasil, com certeza seu cliente está navegando nele.

• E por último e mais importante: Tenha uma equipe capacitada para trabalhar a sua imagem na internet, não entregue essa função ao “sobrinho do primo da amiga do conhecido”, a imagem de uma empresa é coisa séria e precisa de um bom gestor para mantê-la bem posicionada em meio a tanta concorrência;


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Última modificação: terça 24 janeiro 2017 18:30
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